quarta-feira, 17 de novembro de 2010

JATENE GANHOU OU ANA PERDEU? QUEM PERDE MESMO É O POVO!


O que esperar do novo governo?
As eleições de 2010 mostraram que o povo paraense queria mudar. A decepção com o governo petista foi, e é ainda, muito grande. Eleita para mudar a forma de fazer política em nosso estado, Ana Júlia desbancou 12 anos de governo tucano (8 de Almir e 4 de Jatene), mas ficou presa nos emaranhados dos corredores do poder. Na prática se transformou naquilo que jurou combater: um governo refém dos grandes empresários e do grande capital. Sua campanha tinha como mote central o desenvolvimentismo, como se os grandes projetos fossem a saída para a miséria de nosso povo. O Pará é um estado rico, mas de povo pobre. O problema não está na falta de riquezas, mas na inexistência de uma política de redução das desigualdades sociais e econômicas. Mais projetos de grande porte (que em última instância nada mais são que a expressão maior do monopolismo capitalista) podem inclusive agravar o quadro de desigualdade. Para inverter esse modelo seria necessário investir na contra-lógica, seria priorizar o pequeno negócio (rural e urbano) que é responsável pela maioria dos empregos gerados. Ademais seria preciso coragem a apoio popular para implementar a inversão de prioridades e enfrentar a Vale e o agronegócio. Faltou tanto uma como outra coisa no governo petista. O final dessa história conhecemos bem: Ana Júlia perdeu em 94 dos 144 municípios, incluindo em 4 dos 5 maiores colégios eleitorais.
Jatene terá 4 anos para provar que ganhou a eleição. Digo isso porque fica a impressão que o resultado final foi uma opção por rejeitar o atual governo, mais que aprovar a proposta tucana. Em outras palavras parece que foi Ana Júlia quem perdeu, muito mais do que Jatene tenha ganho. Em verdade o melhor cabo eleitoral de Jatene foi, desde o princípio, o pífio governo petista. É duro, mas é a verdade.
A despeito disso Jatene tem uma governança relativamente confortável, pois não deve nada a ninguém, nem mesmo ao PMDB que no 2º turno hipotecou apoio ao tucano-pescador. Seu governo a partir de 2011 deve ser uma reedição de sua gestão anterior, com algumas mudanças superficiais. Um governo da elite para a elite, com um discurso popularesco e embusteiro. Isso porque está no DNA do PSDB sua vocação para excluir o povo e os movimentos sociais organizados de qualquer esfera de decisão. Nem mesmo durante a campanha eleitoral ele acenou com participação do povo nas decisões governamentais. Será um governo de “iluminados”, distante e descrente na força criadora do protagonismo popular. Deve também, como de costume, amaldiçoar a máquina herdada, justificando-se de forma muito semelhante ao que fez Ana Júlia, da falência das finanças do estado. Alguns projetos faraônicos de alta visibilidade e o mais completo desprezo aos investimentos sociais serão outra tônica. Ainda é muito cedo para afirmar (e pode soar como presságio apaixonado), mas creio que em 4 anos o povo estará, mais uma vez, frustrado, descrente e ávido por mudanças.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Governo Petista fes durante 4 anos a maior campanha direitista que o Pará ja teve. Com os anuncios de escandalos e mais escandalos a Ana conseguiu estragar o caminho para a esquerda mostrar seu verdadeiro potencial. Mas será mesmo que o PT estava pronto para assumir um mandato popular, pois, até o primeiro passo de Ana foi marcado pela falta de respeito ja no PTP - Planejamento Territorial Participativo, programa de cunho social promovido pelo Edmilsom em 97. Porém, Ana sujou essa ferramenta do povo do Pará, dando margem para que o Velho barbudo do Jatene chegasse a dizer que esquerda não servi. O Psol vai a luta para mostrar a verdade e eu aqui em São Miguel do Guamá, serei mais um nessa guerra...abraçoss Fernando

Anônimo disse...

Ana Júlia perdeu para si. Com uma aliança ampla de partidos (14), apoio do governo federal, apoiado pela máquina estadual, a maioria dos prefeitos ao seu lado e quase o dobro do tempo dos adversários, ela entrou nessa eleição como favorita. Perdeu. Perdeu porque fez um governo ruim? Ela fez um governo ruim, mas não perdeu por isso. Muitos governos ruins se reelegeram e essa premissas desmonta a teoria anti-dialética e positivista da derrota prévia. Perdeu porque fez um governo pior que o de Jatene? Não, em nenhum aspecto o governo dela foi pior que o dele. Ela perdeu porque fez alianças erradas (Duciomar em Belém, por exemplo), porque se furtou de enfrentar Jatene e não deu, ao povo, as explicações que ele precisava. O povo queria mudar? Sim, queria. Mas ele queria em 2008 e não mudou. Você e Cleber eram mudança, mas Jatene não era mudança, era retrocesso. E Ana Júlia não teve competência de dizer isso de maneira convincente ao povo.