segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aos que ousam inventar o futuro!


“Caminhos não há, mas os pés na grama os inventarão. Aqui se inicia uma viagem clara para a encantação”. Ferreira Gullar.

Como traduzir em palavras, sentimentos que transbordam que insistem em não caber no significado das definições? Durante mais de dois meses de campanha eleitoral recebi inúmeras manifestações de carinho, de incentivo de apoio sincero e esperançoso. Os programas eleitorais e os debates têm a magia de entrar na casa de milhões de pessoas, e isso é bom. Mas nada substitui a campanha feita corpo a corpo, onde podemos olhar no olho das pessoas e sentir, de forma inequívoca, a vibração de um sentimento imorredouro: a esperança em um futuro melhor.
Nas viagens que fiz pude conhecer ainda mais a dura realidade de nosso povo. Vivemos em um estado lindo e rico, com um fabuloso acervo cultural. Mas infelizmente, a vida cotidiana ainda é cheia de injustiças, de miséria e de violência. Contudo, a tradição cabana corre em nossas veias. Somos guerreiros. Construtores de sonhos e de nosso próprio futuro. Por mais incrível que possa parecer o povo é alegre, forte, cheio de esperança e disposto a mudar.
Fizemos uma campanha limpa, honesta, cheia de dificuldades, mas alegre e coerente. Somos socialistas e como tal sabemos das limitações que uma eleição tem na mudança real das estruturas de uma sociedade alicerçada no capital e no lucro. Mas ousamos desafiar forças poderosas, incomodamos a elite dominante de nosso estado. Mostramos a eles que temos coragem e competência para mudar o nosso destino. E talvez por isso mesmo, por essa empatia com o sentimento popular, tive tantas manifestações de apoio. Lágrimas sinceras de uma gente que, mesmo no sofrimento, sabe que o novo há de vir. Que a mudança está chegando. Histórias de vida que se confundem com a minha própria. Emoções que contagiam a todos, como os casos mais recentes do Seu Bené e da Marisa, que energizaram de forma maravilhosa os últimos dias de campanha e que ficarão para sempre gravados na minha memória.
Espero ter desempenhado bem a tarefa que me foi dada, ter correspondido às expectativas depositadas em mim. Espero ter honrado aos milhares de militantes e apoiadores do PSOL que de forma voluntária e aguerrida se dedicaram diuturnamente à nossa campanha. Seria deselegante citar nomes, por isso agradeço a todos que estiveram conosco nessa caminhada. Mas penso que um agradecimento não pode deixar de ser feito: aos meus filhos, Renan e André, que estiveram ao meu lado, apoiando e participando dessa jornada.
Com o coração cheio de ternura e emoção abraço cada um e cada uma que acreditou nesse sonho e que se dedicou a, como diz o poeta, “inventar” caminhos pela grama de nossa história. Um forte abraço e até a vitória!
Fernando Carneiro!

2 comentários:

Clediane de oliveira disse...

Ola!!!
Eu vi hoje pedir o apoio do PSOL, para PSDB. Como eleitora sei como esta o meu estado (calamidade). Na minha cidade muitos votaram na Marinor e sei q vcs sairam do PT, por tanta sujeira, por favor ñ apoei o PT, pois isso tudo iria contra o q vcs falaram sobre ele. Ana Julia nunca ajudou na minha cidade, a prefeita de lá esta sem ajuda governamental, e so trabalhar msm com a verba do municipio e com ajudar de deputado estadual,senadores e deputado federais, mais msm assim fik dificl sem ajuda don governo, e qdo o Jatene msm sendo de partido contrario ele ajudou. Por favor peço q ajude a melhora aminha cidade, peço q vcs pense e analise bem, para o estado, o q Ana Julia fez e o q Jatene ja fez.
Edmilson foi um bom prefeito de Belém, e vc teve apoio do governo do PSDB, ñ q eu esteja cobrado, so quero q analise da forma como esta o nosso governo e a questão os municipios. Um outro exemplo bem claro a alça viaria era toda iluminada e hoje esta toda escura, fik uma viagem longa e perigosa. A saúde esta um caos, quantas crianças morreram na Santa Casa e outras coisas, gastaram tanto em propaganda q esqueceram do povo. Os hospitais q fizeram o mandato passado q ela disse q foi ela, eu sei q ñ foi porq eu so do interior e sei q fez. Ñ estou sendo partidaria, so procurando o melhpor para o municipio e de muitos outros q precisam do apoio de vcs para governo. Por favor analise bem antes de apoia, mais tbm ñ omita e nem fiquem neutro.

Eliane Cezar disse...

Um governo precisa de renovação e, principalmente, gente lúcida. Que você, mesmo não tendo sido eleito, continue fazendo a diferença nesse estado tão carente de boas representações políticas. Simpatizo com o PSOL e torço para que vocês tenham espaço e mostrem efetivamente a que vieram. Um abraço e...a luta continua.